80 km Pedal na Serra!

Acontecerá no próximo dia 27 uma das melhores provas do calendário nacional, a maratona 80 km Pedal na Serra. A prova vai ser em Sobradinho-DF e será válida pelo Ranking Nacional de MTB. Como diferencial ainda terá R$20,000,00 em premiação para os primeiros colocados…

No site oficial, http://www.sistime.com.br tem a lista de inscritos que já tem mais de 350 inscritos, mesmo faltando 25 dias para a prova… E já podemos ver o nome de três Norte Mineiros que vão participar da prova. São eles: Gugu Santiago – categoria Máster C, Osmar – categoria Máster D e Caio – categoria Júnior. Vamos torcer para que mais atletas do Norte de Minas possam representar a nossa região nesta que será uma prova super difícil, pois se trata de uma corrida de 80 km e de um altíssimo nível técnico!

1 comentário

MTB de Onça do Pitanguí

No dia 30/01/11 aconteceu a XVI  Maratona de Onça do Pitanguí! Uma prova muito tradicional,  já que costuma abrir a temporada de competições de alto nível no Brasil! este ano a prova teve mais de 300 ciclistas!

E mais uma vez eu estava presente! Ainda não estava tão preparado para buscar as melhores colocações, mas para avaliar como eu estou em relação ao melhores ciclistas do Brasil

Na largada eu já tive uma boa surpresa, pois lá em Onça do Pitanguí, normalmente é dada a largada para todas as categorias ao mesmo tempo, então não é possivel ver todos os seus concorrentes (na minha categoria eram quase 30). Mas desta vez a largada era por categoria!

Logo na largada eu saí com os primeiros colocados da minha categoria e seguí com eles até o inicio da primeira subida… No início da subida (de 2.5 kms) eu era o quarto colocado, junto com o segundo e terceiro, já que Alexandre Freitas abriu logo no início da prova e seguiu sozinho (e tranquilo) até o final…

No final da subida eu já era o oitavo colocado e não conseguia respirar direito. (eu já sabia que ia sofrer muito nas subidas, já que eu ainda não tinha feito treinos de subidas neste ano…)

Continuei a prova sentindo um pouco de fraqueza nas subidas, mas me sentindo muito bem e rápido no plano e nas descidas! Conseguí ultrapassar muitos atletas que tinham largado nas categorias antes de mim e alguns de minha categoria… No final de prova eu era o quarto colocado e fiquei a apenas 1 minuto e 30 segundos do segundo colocado…

Para os meus objetivos, eu fui muito bem, pois agora eu vou iniciar os treinos de subida e velocidade e ainda tenho 2 meses para as próximas boas corridas…

Resultado da Corrida: 1º Alexandre Freitas, 2º Edgar do Pilar, 3º Edson Alves, 4º Leandro “Gugu” Dias, 5º Louis Carlos.

Distância: 35.79 kms, Velocidade Média: 20.8  Tempo no Cateye: 1:42:32

Gugu Santiago!

2 Comentários

Maratona Samsom Racing

Janaúba, 12/12/2010

Aconteceu mais uma corrida de MTB na cidade de Janaúba! Só que esta foi muito diferente das outras que eu participei lá este ano. As outras foram corridas para esquecer.

As corridas em Janaúba estavam sendo sem um mínimo de respeito aos atletas. Largadas atrasadas, mínimo de segurança, percursos ruins, etc…

Mas para alegria dos atletas da região, a Maratona Samsom foi totalmente diferente: Largada na hora prevista, Organizador que escuta (e respeita) os atletas, percurso impecável, trilhas excelentes, local de largada/chegada com estrutura para receber os atletas, etc… E um detalhe que tem que ser comentado: o organizador não anda de bike e é a 1ª prova de bike que ele organiza! Merece mesmo os parabéns!

Em relação ao percurso, no Norte de Minas os organizadores estão fazendo percursos cada vez menos técnico, e este foi o melhor de todas as provas do Norte de Minas, Incluindo as etapas de Curvelo.

Eu ainda estava um pouco fora de forma devido a uma contusão em uma corrida em Mirabela mas já estava me sentindo melhor.Torcia apenas para que a largada não fosse tão forte, para que eu acompanhasse os ponteiros! Quando ficamos sem treinar, uma das horas que  mais sofremos é nas explosões!!!

Para a minha alegria, a largada foi em comboio até sair da cidade! Com pouco tempo de prova eu estava entre os dez primeiros. Aí entramos em um subidão… Tinha tempo que eu não treinava ou andava em subidas… No final da subida eu já era o 19º colocado. Mas para minha surpresa ainda era o 1º da minha categoria!

Após a subida, entramos em uma trilha bem técnica com mais ou menos 8 kms (era tudo que eu queria), então eu fui passando alguns adversários e me sentindo com mais confiança!

Depois da trilha tinha um trecho de estradas e novamente tinha uma trilha muito boa. Conseguí passar mais alguns atletas e já estava entre os dez primeiros.

Como tenho uma resitência muito boa, no final da prova conseguí passar mais 3 atletas e terminei com um 6º lugar geral e 1º em minha categoria!

Resultado da prova: 6º lugar geral e 1º na minha categoria

Números da prova:   Distância: 48.95 Kms    Tempo de Prova: 2:10:16   Velocidade Média   22.5 Km/H

Copa Grande Sertão: Etapa Final

Curvelo, 05/12/2010, Etapa Final da Copa Grande Sertão.

Fui para Curvelo com apenas 6 dias de treino. Devido a uma contusão em uma corrida em Mirabela, eu fiquei quase 40 dias sem pedalar!

Como fiquei sem pedalar muito tempo, era só colocar um ritmo forte por mais de 1 hora que a perna dava cãimbra. Mas pra mim, devido a vantagem de ter ganho a 1ª e a 2ª prova, bastava um 5º lugar e eu seria campeão!

A prova de Curvelo tem uma particularidade especial: são 70 Kms praticamente sem subida, o ritmo dos primeiros colocados normalmente é acima de 33 Km/H. Então é só ficar no pelotão que está tudo bem…

Eu sabia que andando no pelotão eu iria forçar menos então podia ser que eu não sentiria cãibra.

Na hora da largada o pelotão começou com aproximadamente 100 atletas, com 5 kms este número já era de uns 40 atletas. Com 7 kms de prova o meu pneu furou!!!

Eu quase não acreditei quando ví o pelotão indo embora e eu alí parado… Como eu furei o pneu muito no início da prova, eu ví todo mundo passando por mim. Eu troquei a câmara de ar e mais uma vez fui para uma prova de recuperação! Só que desta vez tinha um fantasma da câimbra me assombrando. Eu sabia que se colocasse muita força a perna ia travar, e se não colocasse muita força eu perdia o campeonato.

Quando eu arranquei eu já tinha outra estratégia, eu ia colocar um ritmo mais forte por uns 40 kms e depois ia maneirar um pouco mais para a perna não travar.  Com uns 25 kms de prova eu já comecei a pegar alguns atletas da minha categoria. Com uns 45 kms de prova eu já era o terceiro colocado, mas estava em um ritmo muito forte. Com 55 kms de prova eu avistei os dois atletas que estavam liderando a prova e ví que eles estavam com um ritmo muito mais devagar do que o meu. Beleza, pensei, agora é só encostar neles e ir até o final da prova, pois eu só preciso de um 5º lugar. Mas o ser Humano não é um bicho que quer sempre mais?

Quando encostei neles, partí logo pro ataque! Nem me lembrava que podia ter cãimbras. Os dois atletas da minha categoria estavam em um pelotão com mais uns 4 Atletas de outras categorias. Quando ataquei, só veio um atleta e justamente da minha categoria. Eu forcei o ritmo e ele me acompanhou.

Quando faltava uns 10 kms, a perna começou a travar!!! Eu diminuia um pouco o ritmo, eu pedalava em pé, eu desencaixava os pés e pedalava com o calcanhar, eu fazia de tudo e a perna já não queria ir… Mas nós já tinhamos abrido uma certa vantagem para os concorrentes e deu para chegar até o final! Com muito sacrifício e medo de não terminar a prova, eu cheguei em 2º e conseguí ser Campeão da Copa Grande Sertão de Mountain Bike!!!

Resultado da Prova: 2º Lugar

Resultado do Campeonato: 1º Lugar (o maior nº de pontos entre todas as categorias)

Números da Prova: Distância: 69.44 Kms   Tempo de Prova: 2:32:17   Velocidade Média: 29.2 Km/H

Campeonato Gorutubano 3ª Etapa

Janaúba, 24/10/2010

Campeonato Gorutubano, válido pelo Norte Mineiro de MTB!

Se a 1ª etapa já tinha sido bem desorganizada, esta tinha tudo para ser igual!

Tinha algumas categorias que não tinham premiação no campeonato, mas na primeira etapa os atletas destas categorias também pagaram uma taxa a mais para marcar ponto no campeonato. Agora eu pergunto: para quê marcar ponto se não vai ter premiação no final?

Antes da hora da largada, o organizador chamou os atletas que tinham condições de serem campeões e perguntou se podia baixar um pouco  o prêmio em $$$, para poder premiar as categorias que não haveria $$$. Os atletas mesmo não tendo nada a ver com isto, concordaram.

Na hora da largada (atrasada, como sempre) , apesar de tudo eu estava me sentindo bem. Houve uma largada em comboio e fora da cidade foi liberada. O começo da prova eu estava mais ou menos em15º lugar e acompanhando  o 1º pelotão com uma distância de uns 80 metros. Só que o pelotão estava ficando cada vez menor e eu mantinha a mesma distância. Com uns 10 Kms de prova estava dois atletas da elite na nossa frente e eu puxando um pelotão com mais 3 atletas. Com 30 Kms de prova um dos atletas do nosso pelotão furou o pneu e ficou eu e mais dois. no Km 40 tinha uma subida bem puxada e mais um atleta sobrou… No meio da subida eu estava ha dois minutos do 1º pelotão (com dois atletas) e sozinho em 3º lugar geral e 1º lugar na minha categoria.

No final da subida eu furei o pneu e fui ultrapassado por 4 atletas, indo para 7º lugar geral e segundo na minha categoria. Até o final da prova eu conseguí ultrapassar 2 atletas novamente, ficando em 5º lugar geral e 1º na minha categoria.

A 1ª colocação me deu o título no campeonato, mesmo com uma prova a menos. Na hora da premiação a minha surpresa foi o organizador falar que na minha categoria não ia ter premio em $$$ e me deu uma garrafinha de colocar água  como premio do 1º lugar do campeonato. Ainda disse que não teve a reunião com os ciclistas antes da largada com o assunto de premiação…

Teve alguns atletas que após a 1ª etapa deste campeonato, falaram que não iam fazer as outras etapas! Eles é que estavam certos…

Resultado da prova: 5º lugar geral e 1º lugar na minha categoria

Resultado do Campeonato: 1º lugar

Números da prova:    Distância: 68.42 Kms     Tempo de Prova: 2:34:30    Velocidade Média: 26.5

Arquivado em Sem categoria

GP de Ciclismo “Arte em Troféus”

Montes Claros, 17/10/2010

7ª Etapa do Ranking Bicimax de Ciclismo, prova válida pela FMC.

Esta seria a minha 6ª etapa, já que não participei da primeira etapa. Também não irei participar da próxima etapa (a última), pois terei uma corrida de MTB no mesmo dia. Atualmente sou o líder do Ranking Bicimax, mas para ser campeão antecipado eu tinha que vencer esta etapa.

A corrida foi na Estrada da Produção, um percurso sem muito movimento, mas também sem muita subida. Provas de speed sem subidas, normalmente favorecem o pelotão a andar junto, pois é muito difícil conseguir fugas bem sucedidas!

Na largada, dois atletas da elite imprimiram um ritmo muito forte e conseguiram abrir do pelotão. Durante a prova eu estava me sentindo bem forte e tentei algumas fugas,  mas os atletas da elite ao invés de tentarem ir comigo para buscar os outros que estavam na frente, ficavam satisfeitos em me neutralizar.

Após umas 4 tentativas de fuga eu ví que era melhor guardar força para o sprint, que aliás é um dos meus pontos fortes.

Quando se anda em um ritmo fraco, muitas vezes nos desconcetramos e foi justamente o que aconteceu. Na última volta eu pensei que ainda faltava uma volta e ví que dois atletas da Máster foram para frente do pelotão e abriram uns 20 metros. Como eu pensava que ainda faltava uma volta, eu deixei eles ficarem á vontade… Mas faltando uns 300 mts para a linha de chegada eu ví que um atleta estava olhando muito para trás, como se estivesse esperando uma arrancada de alguém do pelotão. Foi aí que eu resolví olhar para a distância de prova em meu Cat Eye e ví que a prova ia acabar naquela hora.

Apesar de já estar bem perto da chegada eu arranquei forte e mantive um ritmo de chegada, passando pelos dois atletas que estavam na minha frente e abrindo dos que estavam atrás. Foi mais uma vitória e o Campeonato… Por pouco eu perdia o campeonato por pura distração!!!

Resultado da Prova: 1º lugar

Resultado do Campeonato: 1º lugar (Antecipado)

Números da Prova:   Distância: 60,71 Kms    Tempo de Prova:  1:39:46   Velocidade Média: 36.5 Kms/H

JIMI 2010

Jogos do Interior de Minas Gerais

Montes Claros, 11/10/10

Apesar de Montes Claros ser uma das maiores cidades de Minas Gerais e ter muitos atletas que correm de MTB, nunca na história do JIMI  Montes Claros levou pelo menos um ciclista!

Mas desta vez seria diferente, pois Montes Claros seria a cidade sede do JIMI 2010!

O principal agora seria ser um dos escolhidos, pois Montes Claros tem vários atletas de alto nível!

Mas tudo deu certo e eu fui um dos 4 atletas a representar Montes Claros no JIMI 2010.

O circuito foi um dos pontos altos do JIMI, totalmente técnico, com aproximadamente 3.5 Kms e tempo por volta em aproximadamente 0:11:30.

A prova não teve tantos participantes (aproximadamente 35 atletas) mas todos sabiam que seriam somente atletas de alto nível, pois seriam os melhores atletas de cada cidade! No JIMI só tem uma categoria e para mim que sou atleta sub 45 seria muito difícil uma boa classificação!

Como eu sou de Montes Claros, fiquei responsável por arrumar o circuito para a corrida, não sobrando quase tempo para eu treinar…

No dia da corrida eu sabia que era uma prova pra ser decidida no final pois o circuito era muito desgastante, e muito difícil de ultrapassar no início de prova, mas que uma boa largada seria fundamental.

Na hora da largada eu larguei bem (entre os dez primeiros ), mas após a primeira curva houve um tombo e eu fiquei preso vendo quase todos os ciclistas passarem… Após o tombo eu era o 23º colocado vendo alí a chance de uma boa colocação ir embora! Seriam 7 voltas de recuperação. No início da prova quando os atletas estão com o “gáz todo” é muito mais difícil de ultrapassar, mas eu ia conseguindo ultrapassar aos poucos. Na quarta volta eu já era o 12º, mas daí pra frente os atletas já estavam mais distantes e as ultrapassagens ficaram mais raras. Quando a prova terminou eu era o 9º colocado, um resultado muito bom devido aos problemas da corrida, e também por  ser categoria única!

Resultado do JIMI:

8º – Stefano Soares Silva – Uberaba – 1:20:45      Sub – 30

9º – Leandro Dias (Gugu Santiago) – Montes Claros – 1:21:35     Sub – 45

10º – Weverton Batista da Cunha – Ubá – 1:22:40   Sub – 30

Obs: Entre todos os atletas Másters eu fui o primeiro colocado...

Arquivado em Sem categoria

IV Desafio Goiás de Mountain Bike!

Corumbá de Goiás, 08/08/10.

Até que enfim eu ia participar de uma “grande” prova este ano! Devido a morar no Norte de Minas Gerais, e aquí não ter muitas corridas, quando vamos participar das boas corridas temos que viajar “no mínimo” 500 Kms.

O Desafio Goiás de Mountain Bike já estava nos meus planos desde o começo do ano! Uma prova com mais de 17 mil reais em $$$ e ainda por cima todos tinham me falado que esta prova era umas das mais bem organizadas do Brasil.

Viajamos 830 Kms para correr em uma região totalmente desconhecida pra mim. Quando chegamos no local da corrida tivemos a primeira de muitas surpresas, o local da largada era ao lado de uma das cachoeiras mais bonitas que eu já ví!

No sábado cedo demos uma volta pelo início e final da corrida para não termos nenhuma surpresa. De noite teve o congresso técnico e os organizadores nos passaram uma excelente impressão da prova!

No domingo já tinhamos a hora da largada (cada categoria larga de 3 em 3 minutos) e pudemos relaxar um pouco. Na hora da largada mais uma surpresa, nenhuma categoria atrasou um segundo sequer. Eles colocam um grande relógio no local da largada e na hora exata de cada categoria eles soltam os atletas.

Após a largada eu acompanhei o ritmo dos ponteiros (tinha 69 atletas na minha categoria) e achei o ritmo “muito” confortável. Com 2 Kms de prova eu estava em terceiro lugar e o segundo deu uma diminuída na velocidade e eu ultrapassei ele. Pouco depois o primeiro colocado entrou errado em um trecho bem técnico e eu fui pra frente do pelotão. Como eu estava achando o ritmo muito lento eu forcei um pouco mais e entrei em uma subida de uns dois kms com um ritmo mais forte. No final da subida eu já tinha abrido uns 25 segundos do pelotão. Como eu continuava me sentindo bem continuei com um ritmo forte e abrí cada vez mais dos concorrentes. Com 20 kms de prova eu já não conseguia ver os concorrentes. Após 40 kms de prova eu entrei na maior subida da prova com um ritmo que estava muito bom, pois eu estava passando vários corredores das outras categorias que largaram antes de mim.

Após a subida tinha um trecho bem técnico (que eu adoro) e então eu já sabia que ninguém me pegava mais.

Resultado da Prova: 1º lugar.

Números da Prova:     Distância:  50.94 Kms.    Tempo de Prova: 2:21:17   Velocidade Média: 21.6 Kms/H

Obs: Cheguei 5 minutos e 14 segundos na frente do segundo colocado…

Arquivado em Sem categoria

1º Unimontes Mountain Bike!

Montes Claros, 18/07/2010.

Mais uma prova em Montes Claros. Desta vez uma prova em um circuito de pouco mais de 21 Kms e com duas voltas. A prova foi organizada por alunos do curso de educação física da Faculdade Unimontes!

O percurso eu conhecia bem, mas eu estava um pouco destreinado. Tinha treinado pouco nos últimos dias e o percurso seria muito exigente! Logo no início da prova tinha a Subida da Pedreira ( 2.8 Kms com desnível de 230 mts), depois tinha a Trilha da Igrejinha e depois descia o Sapucaia (maior subida/descida de Montes Claros). Aí teria que dar outra volta.

Comecei a prova não muito bem e sofrí um pouco na subida da pedreira. Quando chegou na trilha da igrejinha, comecei a me sentir bem e aumentei bastante o ritmo. Cheguei no 5º colocado geral e já era o 1º em minha categoria. Andei um pouco com o 5º e completei a primeira volta com ele. Terminei a primeira volta com 1:01:00. Na 2ª vez que tinha que subir a pedreira, simplesmente a minha força sumiu!!!

Por mais que eu colocava força a minha bicicleta não rendia nada. Fui ficando para trás e continuei a segunda volta sofrendo bastante!!! Ainda bem que eu tinha abrido uma boa distância dos meus concorrentes, pois ainda assim eu fiquei em 1º na minha categoria.Terminei a segunda volta com 1:09:40 e totalmente esgotado!

Resultado da prova: 1º lugar

Números da prova:   Distância: 43.24 Kms.   Tempo de Prova: 2:10:42    Velocidade Média 19.8 Kms/H